sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Trevo


Os amigos dizem que estou com defeito!!! Do tipo... disco riscado ou ficheiro envirusado.
Até acho que têm razão, mas não me incomodo não.

Um beijo, mmás!

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

NÃO


Comprei 6 prendas e nenhuma para a L.
Não mandei mensagens,fiz dois telefonemas e mandei dois cartões
Jantei com os melhores amigos de véspera.
Fiz os coscorões da avó, porque já não há avó.
Não corri, andei devagar e vi as luzes.
Brinquei
No fundo até não foi um mau natal....

Em algum ponto teremos de parar este consumismo desenfreado. Eu comecei já!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Conheci-as de raspão













almada negreiros
A C. foi educadora do meu filho mais velho. Na altura, a C. estava grávida. Cumpriu um, talvez dois meses, antes de meter baixa. Quando a bebé nasceu descobriu que tinha um cancro.
A C. morreu na semana passada. Deixou duas meninas, uma de 2 anos e outra de 4.
A L., colega de profissão, sofreu hoje uma paragem cardíaca. Estava grávida de 7 meses.
Fica aqui o meu respeito por estas vidas, por estas mortes, por estas mulheres, por estes bebés, por estes familiares que têm que continuar a olhar para a frente.


domingo, 17 de dezembro de 2006

Natal na capital

Estive ontem e já me safei. Livros de criança a um euro, entre outras propostas. Comes e bebes. Sem stress.



Editoras de livros, zines e discos: An Other Thinking Productions - Associação Chili Com Carne (c/ MMMNNNRRRG, Opuntia Books, edições estrangeiras) - Bedeteca de Beja (c/ Alçapão) - Bíblia - Coice de Mula - El Pep - Filipe Leote - Grain of Sound (c/Ristretto) - Groovie Records - Imprensa Canalha - Mike Goes West - A Mula - NLF - Nono Império (c/ Blazt, All*girlzine, BD Jazz) - Thisco (c/ Base) - Volte-Face - Zerowork... a confirmar: Bor Land - DJ Ardo - Matarroa - Merzbau - Montesinos (c/ Satélite Internacional, ...) - Polvo - Raging Planet...
Artesanato urbano: Retrosaria dos sonhos (bonecos em pano e acessórios), Isabel Tomás (acessórios), Limalha (joalharia), Mão Maria (acessórios), Raquel Martins (doces, acessórios), Manuel Leitão (livros de autor, câmaras fotográficas clássicas), Zingarelho (trabalhos em tecido), Anabelo Matos (acessórios), Ar de Graça (tricotados, acessórios), Sarapico (trabalho em lã e tecido), Inês Mota (joalharia) , Coisas Simples (acessórios), Piggy (objectos em pasta de papel), Dina ladina (peças de autor em tecido e lã), Pedro Barreto (objectos em papel artesanal), Marta Gregório (pins), Lucas Almeida (zines, objectos de barro e tecido), Sofia Frazão (pins, postais, packs ID, caleidoscópios), Maria Bacharel (malas, sacos para molas e chá), Paula Lopes (doces tradicionais, objectos feitos a partir de materiais recicláveis), Emília Lopes (malas e brincos feitos de sacos de plástico e materiais reciclados), Única (malas, acessórios e livros da editora Media Vaca), Leonor Clara (comida vegetariana variada, chás, bolos), Ângela Orbay (pintura aplicada em tecido), Diana Regal (objectos em massa de pão, bonecas de inspiração tradicional), Jorge Duque (produtos da terra), Sandra Guerreiro (malas e acessórios), Entulho Craft (vestuário, pregadeiras, crachás feitos de materiais recicláveis), Luísa Baptista (trabalhos em patchwork), Robô Maria (bordados e colagens subversivas, zines), Sílvia Gonçalves (bonecas de inspiração tradicional em pano), Moio Design (bd em cerâmica) ...

Novidades:- Aleksandar Zograf (col. Checkpoint, Mike Goes West) serigrafia- Buzz in my head (Groovie + Monstro) vinil 7" dos MQN- Deadline Now (Thisco + Fonoteca de Lisboa) CD do Phil Von- Fato de Macaco: O Símbolo (El Pep) livro de Rui Gamito- Gianluca Constantini (col. Checkpoint, Mike Goes west) serigrafia- Riyaz Master (Thisco + Fonoteca de Lisboa) CD compilado por Sigmoon (dos Von Magnet)- O Hábito faz o monstro #7 (Lucas Almeida) zine- Mesinha de Cabeceira Popular #200 (Chili Com Carne) zine- Study (Grain of Sound) CD de @c- Test Loops (Ristretto) CD-R de Gigantiq- Venda Ambulante Quatro Estações (col. Comércio Tradicional, Mike Goes West) serigrafia de Daniel Lopes- Volte-Face #2 (Conflito Estético) revista- ... (An Other Thinking Productions) zine- ... (col. Comércio Tradicional, Mike Goes West) serigrafia de João Fazenda
...
mais informações:
José Feitor: 919754468
Sandy Gageiro: 914845837
feiralaica@yahoo.com ou ccc@chilicomcarne.com

domingo, 10 de dezembro de 2006

O Anexo



Ando em fase de revolta grave contra o estúpido quotidiano. Tudo me irrita: o pó dos móveis, as promoções no supermercado, as birras com ou sem justificação, o autismo do gajo, a falta de génio das chefias. A minha vida anda um tédio completo. O eléctrico nunca descarrila comigo lá dentro, a chuva continua a molhar-me a roupa, o tipo não me surpreende (nem eu a ele) e o Primeiro-Palerma insiste naquela conversa fiada da crise-blá-blá-blá-sacrifício-blá-blá-blá. Há dias apanhei por acaso um concerto extraordinário na ZDB. Foi a coisa mais fora do vulgar que me aconteceu nos últimos tempos. De resto, tudo se passa com uma previsibilidade insuportável. Eu própria estou insuportavelmente previsível.

Mas ontem...

Ontem uma amiga de longa data, e agora vizinha de bairro, convidou-me para lanchar no anexo dela. A Helena tem uma alminha rara. Sempre nos entendemos bem. Houve um dia, teria eu aí uns 8 anos e veio à conversa, já não me lembro bem a que propósito, um trauma dela. Uma fobia, um medo, qualquer coisa por aí. Ao meu porquê, responde-me com a Segunda Guerra Mundial. Demorei a perceber. Para mim, a segunda grande guerra era uma coisa longínqua volta e meia desenterrada pelos episódios que os meus avós contavam. Coisas simples, como a chatice que era conseguir contornar o racionamento do açúcar. A parte dos campos de concentração era mais difícil de assimilar, não havia sabedoria histórica que me conseguisse enfiar aquilo na cabeça. Fosse como fosse, eram histórias de avós. Velhotes. Como, mas como é que era possível, que a minha amiga tivesse memória da Segunda Guerra? Havia aqui uma impossibilidade qualquer.

Descobri nesse dia que a Helena não tinha mais ou menos a minha idade. Era mais nova do que os meus avós, sim, mas mais velha do que a minha própria mãe!

Ontem, fui lanchar ao anexo dela. Tem o hábito de levar os amigos para o anexo porque lhe faltam as assoalhadas e a pachorra para organizar festas. Nunca põe os pés na cozinha, ponto final. O convite repetia-se há já algum tempo, mas por um motivo ou outro as malditas agendas andavam sempre desencontradas. Este sábado lá fui, com as duas crias penduradas. Recebeu-nos sorridente, à porta. Ou melhor, ao portão. Primeiro, fez-nos uma visita guiada pelos maravilhosos jardins. Contou-nos a história do seu anexo, de como esteve à beira da ruína quando foi propriedade do Estado e de como foi finalmente recuperado. Depois entrámos no edifício propriamente dito e espreitámos todos os recantos até chegarmos ao nosso destino - o bar. Isto é um castelo? - perguntava a MB, maravilhada. Não, é um palácio - respondeu a minha amiga.



Com o sentido de humor que a caracteriza, a Helena chama ao Hotel Pestana Palace "o meu anexo". Conta que sempre se passeou por ali e que lhe doía a alma ao ver o belíssimo palácio a cair aos pedaços. Depois chegou o dia em que foi vendido e enfim recuperado. Quando o hotel abriu, resolveu ir ver como tinha ficado. Entrou, relata, nos seus trajes habituais - chinelos de enfiar o dedo, balandrau coçado. Foi tratada como se fosse uma rainha. Desde então passou a receber os amigos no bar do Pestana, ali no Alto de Santo Amaro.

E ali escapei ao tédio por uma tarde, comendo tapas e bebendo vinho tinto.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Upa upa

Berrei
Insultei
Assobiei
Aplaudi
Ri
Gesticulei
Gritei ainda mais
Fiquei sem voz, mesmo assim insisti.

Pois é, fui ver e gostei.
Estive 3 horas na fila para entrar. Fi-lo pelos meus filhos mas garanto-vos que quem saiu a ganhar fui eu. Hoje, depois de tanto berro, sinto-me nova. E não tarda nada vou estar na fila para os autógrafos.

Agressivo para os miúdos… Não concordo. Prefiro o wrestling ao telejornal.


Undertaker e Kane

ON


Um zepelim sobrevoa a baixa de Lisboa a pouca altitude. Perto da montanha enevoada do castelo, surge uma escada vinda do céu, de onde descem cinco personagens vindas do além. São os membros da tripulação LED ON – The Led Zeppelin Attitude Band, que tocam, sim, TOCAM no Santiago Alquimista, sábado, dia 9 de Dezembro 2006!!

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006