segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

I.V.G.

Faz hoje uma semana que recebi a notícia da morte de uma tia muito querida. Morreu de enfarte aos 63 anos, deixando, como é natural, todos os familiares em choque. Pelo inesperado fim, pela imensa saudade, pela injustiça que nos parece ser, ficar sem o seu carinho. Porque essa era a pedra basilar que a definia. O carinho que distribuía gratuitamente a quem se abeirava dela.
A vida pouco lhe sorriu. Foi mãe aos 14 anos, fruto de violação. Acabou por casar com outro homem, por conveniência, com quem viveu até ao fim, até ao último sopro.
Aos 33 já tinha 4 filhos e uma vida de trabalho na casa de um dos Sirs que começaram a colonizar o Algarve há uns 40 anos. Essa primeira moradia, construída perto de Lagos, tem court de ténis, piscina, vinha, e muitos metros quadrados de jardim. Uma das salas é maior que o meu T3 e a casa de banho “dos senhores” (como a eles nos referíamos) tem cerca de 30 metros quadrados com uma vista soberba sobre a Meia-Praia. Além dos 4 ou 5 quartos na moradia principal ainda contempla mais 3 alojamentos, um para o filho único, onde fica quando vem de Inglaterra, sozinho ou com os amigos e outros 2 para os criados (a minha tia viveu sempre num deles: sala, cozinha, WC e 2 quartos).
Muitas vezes, e eu era pequena nessa altura, assisti aos preparativos dos jantares que davam, com direito a usar faqueiros de prata e tudo! Para terem uma ideia, a família real passava lá férias. Não sei se ainda assim é.
Curiosamente, na casa da minha tia a comida nem sempre chegava para todos. Digamos que os patrões não eram muito “mãos largas” ao final do mês. Diria mesmo que eram “mãos de vaca”!
Mas voltando ao início...
As imagens que em catadupa nos enchem a memória nestas alturas, e num exercício colectivo com os meus primos, ninguém se lembra de vê-la a carpir-se do que lhe saiu em sorte.Talvez lhe tenha valido um espírito muito infantil que soube conservar e muita fé. Para não questionar o porquê das coisas. E acreditem que esta nada tem a ver com aquelas situações em que depois das pessoas morrerem só nos lembramos das coisas boas e tendemos a esquecer as más. A gargalhada dela era mesmo presente!
Pela fé dela, pelo amor que todos lhe temos, juntámo-nos novamente ontem, pela missa de 7º dia, numa igreja de Lagos.
Reencontrei todos desfeitos ainda. A missa até foi leve, com o coro de jovens a dar um ar mais animado à coisa. No sermão, o padre lá faz referência ao aborto e toca de ler Jeremias e mais a consagração de Jesus ainda no ventre da mãe, para dizer que temos que votar “Não” em Fevereiro, porque a concepção do homem já é obra e vontade de Deus. “Ok” - pensei eu – “Segue em frente...” Apesar da ‘politiquice’, não é novidade que os padres façam referência ao tema, apesar de não concordar com a atitude.
A missa continuou e os temas mudaram para o amor, para a caridade. Mais uns cânticos e aqueles 60 minutos iam chegando ao fim. Foram referidos os nomes das pessoas que tinham morrido, o da minha tia foi o primeiro a ser invocado, com a nossa natural comoção. Para crentes e não crentes, o certo é que todos nos sentimos mais reconfortados e próximos, uns dos outros e da tia/mãe/avó/bisavó que já não temos por perto para receber um colinho.
Eis senão quando, no “ide em paz” o padre anuncia que vai falar uma pessoa, pertencente a um Movimento pelo Não à despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez!
Fiquei em estado de choque. Da terceira fila tive que levar com o senhor, a falar a partir do púlpito sagrado, sobre a aberração que seria, o Estado financiar com o dinheiro dos contribuintes a solução “asséptica” do aborto. Que esta não é a solução “para ajudar as mães que querem ter os seus filhos” – e estou a citar! E que para fazer a campanha pelo Não, o Movimento ia realizar um jantar nessa noite para a angariação de fundos. Nós fomos brindados com o convite na primeira pessoa!
Pensaria ele que na esfera do "a vida continua" eu iria ao jantar nessa noite? E lá por estar na casa de Deus, todos sobem ao púlpito para 'formar' opiniões e pedir esmola? É que eu já tinha ouvido o inevitável sermão e dado o meu contributo para os tradicionais cestinhos que fazem a ronda pelos presentes. Mas este (novo?) modelo, para mim, é, no mínimo, chocante!
Pelo direito à indignação. Pelo choque. Pela morte da minha tia. Tive que digerir todo este episódio com as MMÁS que me estiverem a ler... ainda!

6 comentários:

mai xinti disse...

A minha mãe contou-me este fim de semana algo semelhante. Ela, uma católica praticante, que vai votar sim porque felizmente pensa pela sua pp cabeça, optou por não ir à missa no domingo - o padre ia passar um filme a apelar ao não, no referendo. No fim da missa a igreja virava cinemateca - ela claro que manifestou a sua opinião e não meteu lá os pés... lindo!!

Mimi disse...

Sim, é claro que é chato ver o aborto misturado com a missa de sétimo dia da tua tia. Mas lamento discordar - quem entra numa igreja já sabe ao que vai. Um padre é suposto ser um guia espiritual para os católicos. É por isso mais do que natural que entrem na campanha aconselhando o seu rebanho. E a posição da Igeja é a do costume...

Eu prefiro o Padre Mário da Lixa.

putafina disse...

Se calhar por não ser frequentadora da Igreja, chocou- me desta forma ver um tipo anunciar uma "efeméride" no púlpito.
Se calhar até é comum usarem o espaço... Assumo a minha ignorância. Mas que me deixou preplexa, deixou!
Por isso digo no post que até dou de barato que o padre faça o seu papel. Pensei é que os tempos de antena fossem só dele. Enganei-me.
Mas também, depois do episódio da igreja/cinemateca...
Enfim...

Mimi disse...

não, não! percebo q fiques chocada. No fundo é uma questão semântica: eu não fico chocada, fico enojada. E é por isso que não ponho os pés em igrejas, nem como turista...

Grilo Falante disse...

Davam pipocas?

Mimi disse...

ehehehehe!