terça-feira, 29 de novembro de 2005

Eu bruxa. Tu fada?

Estava eu aqui a tentar escrever qualquer coisa sobre o que poderia ter sido a “estória estroina” quando me apareceu um site sobre a desconstrução dos medos infantis na literatura infantil, nem de propósito.
Foi com base na crítica às narrativas de acontecimentos terríveis das historietas que a ideia surgiu, e foi com a falta de figuras realmente más que ela ficou. Mas não, não foi “tempo perdido”. Foi um ensaio. E só assim tudo faz sentido.
Bem, eu não tenho pretensão a que tudo se justifique com resultados palpáveis. Para mim este é o meu espaço infantil, e se me apetecer dizer disparates digo-os. Ponto.
Seja como for, aqui ficam partes roubadas a um site de alguém:

(...)
"O medo de bruxa pode ser relacionado a dois degraus da escada do desejo e do medo proposta pelo psicólogo Jean-Yves Leloup: medo da separação e medo de ser rejeitado pela sociedade."

“Desejo e medo são elementos fundamentais para a evolução dos seres humanos, uma vez que temos medo do que desejamos e desejamos o que nos faz medo”
...
"Instaura-se, assim, o dilema infantil: como sentir raiva de alguém tão amado sem ferir-lhe os sentimentos e perdê-la? Manifesta-se a necessidade de dividir a figura materna em duas partes que corresponderiam a fada, vertente positiva, e a bruxa, lado negativo."
...
"A bruxa, para vivificar esses desejos de vingança infantil, tem de corresponder a um ser detestável."
Cristiane Madanêlo de Oliveira

"Quando zanga, vira bruxa / Quando ama, vira fada."
Iêda de Oliveira

4 comentários:

péssima disse...

Ah e mais... eu estive lá e tu não.

péssima disse...

às mmás que se interessem:
http://www.graudez.com.br/litinf/trabalhos/terror.htm

Isabel Freire disse...

O tempo é também uma figura aterradora. Só que não tem garras nem dentes afiados, não cospe fogo, nem anda de vassora. E para dizer a verdade acho que teremos todos mais medo do tempo do que do escuro.
Curiosamente a Word Verification para fazer este comentário é: Secos. Um bom adjectivo para os parágrafos inicáticos desta actividade a várias mãos. Acho que a próxima será mais húmida.

Anónimo disse...

Péssima

Se puderes apaga-me e endereça-me um convite para que possa partir para uma nova existência

;)