quinta-feira, 27 de julho de 2006

Nunca é demais!


A APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil alertava em 2005 a propósito da campanha para prevenção dos acidentes mortais por afogamento com crianças:

"Os afogamentos continuam a ser a segunda causa de morte nas crianças e jovens em Portugal, ocasionando cerca de 30 por ano, em lugares tão improváveis como as banheiras, alguidares, poços, tanques e fossas, sem deixar de fora os mais óbvios como piscinas, lagoas e praias de rio e mar, principalmente as não vigiadas"

Os números em 2006 talvez não andem muito longe. A propósitos de casos recentes, tão absurdos quanto crueis, nunca é demais relembrar:
- Vigie activamente e em permanência a criança na água ou perto dela; em férias, redobre a vigilância.
- Esvazie baldes e alguidares.
- Escolha praias e piscinas públicas vigiadas.
- Vede a sua piscina, tanque de rega ou o lago do jardim. Cubra adequadamente os poços. É importante dificultar o acesso das crianças pequenas à água através de barreiras físicas.
- Utilize auxiliares de flutuação: coletes e braçadeiras, bem ajustados ao corpo da criança.
- Ensine as crianças a nadar e a ter comportamentos seguros na água.
- Respeite a segurança em embarcações aquáticas.
- Em caso de emergência, chame o 112.
- Tire um curso de socorrismo: isto pode ajudar a salvar uma vida.

E, acima de tudo, DIVULGUEM e ALERTEM: há que informar e sensibilizar.

4 comentários:

Mimi disse...

É que basta uma só distração, pequenina, de nada, para os putos se afogarem.
Já aqui disse que estive numa piscina com um puto a afogar-se atrás de mim e não dei por nada. É mesmo rápido e silencioso, acreditem.
Uma boa táctica, quando há mais do que um adulto, é combinar quem é que fica a olhar para quem.

mai xinti disse...

a última k ouvi foi uma muida de dois anos que morreu afogada numa daquelas piscinas insufláveis que levam prái 5lts de água - uma coisa mesmo estúpida!
Podiamos fazer uma sessão de esclarecimento nas MMA's agora na nova saison!

péssima disse...

Sim, nunca é demais lembrar.

Eu acho que se podia tentar arranjar uma sessão de primeiros socorros básicos para as coisas simples. Água, engasgos, quedas, ingestão de objectos ou substâncias perigosas. Acredito que a maior parte das mães e pais estão atentos tanto em casa como fora dela, mas estes acidentes ocorrem em menos de nada e por muita prevenção que haja é sempre uma questão de rapidez de acção.

Anónimo disse...

Ontem, eu já tinha chegado ao trabalho, quando o meu marido me liga histérico, que o meu bebé tinha caído da nossa cama e tinha lacerado o lábio. A perguntar o que devia fazer!
fui ao encontro deles ao hospital, e acabou por não ser nada, apenas vai ficar uma cicatriz, mas um descuido de segundos deu nisto...
espero que o aperto com que ando no coração de há um mês para cá passe.
beijinhos