quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Feliz Natal!

Feliz Natal!!!!
Há um ano comecei a minha vida de mãe, perdi quase simultâneamente a minha avó materna, a última, dos avós, a deixar-me à sorte de ser a 2ª geração na escala de hierarquia familiar. Senti que ela esperou por conhecer o bisneto para sair de mansinho, como ela gostava, sem grande alarido. Lembro-me todos os dias dela, cada vez que olho o meu filho porque foi ela que ajudou os meus pais comigo e com o meu irmão até aos quatro anos. O meu avô estava por casa, já reformado na altura e ajudava muito, brincando connosco e ela era "dona de casa". Nunca desesperou connosco nem com o meu primo que também fazia parte da turma - lembro-me de uma postura serena de uma mulher muito bonita fã da Greta Garbo que ía ver ao cinema quando adolescente. Esta minha avó tocava piano e falava inglês, tinha um humor genial e também sabia fazer uns rissóis de camarão como eu nunca mais comi iguais, entre outras iguarias. Como é possível? Lembro-me de uma avó que parecia uma actriz de cinema, a cozinhar e a ensinar-me a descascar batatas e outras vezes sentada ao piano a tocar Chopin e eu de olhos postos nas teclas e nas suas mãos, tentando aprender alguma coisa. Lembro-me deste glamour numa vida simples, de dona de casa, e chego à conclusão que a imaginação pode fazer milagres. Saudosos anos 20 do século passado que ensinaram esta coisa fabulosa de que a vida pode ser uma festa!!! De que estamos à espera????
Feliz Natal!

5 comentários:

Anónimo disse...

mas não teria a tua avó criadas?

Isabel Freire disse...

:):):)
Ou talvez seja só uma questão de tempo... happy hour daqui a 40 anos! - bem dizia a Inês que estava ansiosa para ser avó!

Anónimo disse...

e estou convencida de que o prémio final por nos atrevermos a ser mães é mesmo sermos avós!!! só pode!

Fui agora deixar as duas manas e a avó materna a Sta. Apolónia. Fiz as malas em tempo record: hoje de manhã, em uma hora, sendo que ainda tive que pasar a ferro. Se faltar alguma coisa, que comprem!

Pois é... já estão a crescer, já podem ir passar o Natal com a avó e os bisavós e os 5 mil tios e primos... sem os pais!

Vou ficar a namorar até dia 2 de janeiro. A ideia é óptima e ainda por cima apetece-me meeeeesmo namorar e muuuuuuito...
Por outro lado, cada vez mais tenho a mania de que só eu é que sei tomar bem conta delas. a avó foi com 300 recados, mas claro que vai fazer o que bem entender. A maternidade é mesmo um sítio muito estranho...

Anyway, alivia-me tanto saber que vou ter uma pausa nas máquinas de roupas e jantares e tudo o mais... acho que as saudades podem esperar!

Isabel Freire disse...

Tu vais ter com toda a certeza um óptimo Natal, nem vale a pena fazer votos!
Eu estou na planície, num computador da idade da pedra, e hoje de manhã também andei uma hora e meia a recolher objectos dispensáveis para o 'jogo da mala'. É pior do que fazer a mini-maratona! Mas agora vou curtir a parvónia com o meu 'esposo' e uns amigos...
Mery Mery Fun and love
:)

Marts disse...

A minha avó não tinha nem uma criada neste tempo de que vos falei. Tinha tido enquanto morava com os pais, mas depois de casar nicles...