quinta-feira, 6 de abril de 2006

Agenda MMAS II

Mary Webster é acusada de bruxaria e condenada à morte por enforcamento. A sentença é cumprida e ela lá fica pendurada na árvore, noite fora. Mas quando na manhã seguinte vão recolher o corpo... Mary ainda está viva. Estávamos em 1685 e tudo isto é verdade. Aconteceu nos EUA, durante mais uma patética caça às bruxas. Mary era uma solitária, uma mulher independente e bonita que preferia a companhia dos animais e da natureza. Estranha, portanto. Bruxa, bruxa, bruxa!

"Half-hanged Mary" é um belíssimo poema onde Margaret Attwood conta todo o episódio na primeira pessoa.

Before, I was not a witch. But now I am one.
Having been hanged for something I never said, I can now say anything I can say.
É por isso que gosto de ser julgada. Julguem-me, que eu gosto. Gritem-me ao ouvido o que fazem os outros, os saudáveis. Encostem-me à parede, que eu sou bruxa e atravesso-a. Dêem-me motivos para justificar o meu comportamento. Eu não me importo de ser uma mulher justificada. Mas por favor, não me digam à magnífica criança que é terrível, que não tem juízo, que não tem emenda. Ela vai acreditar no que lhe dizem. E acabará por seguir os passos da bruxa bruxa bruxa mãe.
Maria Ramos vai estar sozinha em palco, no próximo sábado, no CCB, às 19h. Por quatro míseros euros, podem assistir a uma coreografia inspirada no poema de Margaret Attwood. Imprimam o texto, leiam-no, levem-no. E não percam o espectáculo. Querem mais argumentos? Tudo se passa ao som de Nick Cave & the Bad Seeds - Murder Ballads. 7pm/Rumour (loose in the air), na Sala de Ensaio, também conhecida como Blackbox.
Before, I was not a witch. But now I am one.
Having been hanged for something I never said, I can now say anything I can say.
Está tudo lá, na coreografia de Maria Ramos. Podem reservar os bilhetes online.

6 comentários:

Isabel Freire disse...

Ora aí está uma proposta aparentemente muito interessante!
Vamos ver se aparece uma bruxa má cá em casa que me tome conta da criança.
:)
As probabilidades são muito poucas.

Célia disse...

Bom dia! Boa sugestão, é pena não aparecer uma fada madrinha que liberte a bruxa má!

Célia disse...

Isto não tem nada a ver, mas será que o meu dia de trabalho nunca mais acaba!!??
Estou farta, quero sair daqui e ver o céu e já agora o Sol, será que está sol?
Que diabo de negócio eu havia de arranjar!
Na proxima encarnação vingo-me, ou se calhar era melhor mudar já de profissão, de cidade ou até de pais.
Socorro!!! Desculpem o desabafo...

Isabel Freire disse...

Olá Taitai, eu fui expressamente proibida neste blog, por uma ou duas das mmás, de pedir desculpa por o que quer que fosse! Serve para ti também. E já agora um 'socorro' para mim também, se faz favor, e não é para embrulhar e levar para casa. Dentro do meu contexto,... certamente diferente do teu, posso bem compreender-te!
Podes sempre vir uivar quando te apetecer!
:)

Marts disse...

Mimi: diz-me tu: como faço eu para cumprir agenda tão preenchida?

Mimi disse...

Se isto é como nos AA, digo-te já que deves seguir estes passos, um de cada vez:

1. Primeiro tens que QUERER ir
2. Depois... vais!

O primeiro passo é o mais difícil...