quinta-feira, 27 de abril de 2006

Visões do Feminino


XX - Visões do Feminino na Colecção dos Encontros de Fotografia
Centro de Artes Visuais de Coimbra
Até 28 de Maio

"[...] fala-nos do corpo, do toque, da diva, do travesti, da adolescência ou do orgasmo feminino, procurando uns lugares-comuns e fugindo de outros. Aqui não há mães nem esposas. Apenas mulheres"
Albano Silva Pereira, director dos encontros, ao Público (2 de Abril de 2006)

Imagem: Bill Brandt

2 comentários:

péssima disse...

Às vezes??????
Ó WW só às vezes??????
Raios, será do meu tamanho XXL que não me cabe o vestido de mulher sobre a carne???
Já vou ficar deprimida por dois dias, pelo menos.

:)))

Tentadora a exposição.
Acho que aproveito a dita cuja para visitar uma sobrinha e recordar as férias que há muito, muito tempo costumava passar naquela região.

Obrigada pela dica VW

Mimi disse...

Há que (re)conquistá-lo, esse ser mulher!

A questão é esta: depois de parirmos, ficamos mulheres diferentes. ISTO AGORA É QUE PARECE MESMO FILOSOFIA DE PACOTILHA, mas: primeiro temos que perceber quem somos, em quem é que nos transformámos (ou revelámos), e só depois é que ficamos em condições para conseguir (re)conquistar seja o que for. Convém fazer algumas perguntas: de que espaço preciso eu? E para fazer o quê? Que tipo de mãe sou eu? E que tipo de mulher?
Há que perceber outra vez quem somos, não esconder nada de nós próprios e muito menos inventar a mulher ou a mãe ideal. Somos quem somos. E tal como na adolescência, é preciso aceitar os resultados desta estrondosa equação: mulher(x2)+mãe.
Não é nem mais nem menos - é o que sair!
Eu consegui conquistar o meu espaço. Em relação ao pilas, deu algum trabalho, mas a persistência compensa. Além disso, é bom para ele que eu seja mulher, senão divertia-se bem menos ;)
Em relação às crianças, acho que já começaram a perceber que a mãe também é mulher (esta é mais difícil...).
De qualquer forma, isto é trabalho diário - não basta conquistar, há que manter o território desocupado! Isto é, se o quiseres desocupado, claro... Descobre quem és e o que é que queres! É que vais descobrir num instante que estás cada vez melhor. Há um antes e um depois da maternidade. And that's a fact, and you know it.