sexta-feira, 7 de abril de 2006

A Picada do Doutor Song

Hérnia. Bem analisado soa melhorzinho que uma ténia. Mas dói. E dói mais ainda se se tiver de carregar com 13 quilos de matéria vivaz, descendente do corpo e ascendente da alma. Obviamente uma filha. Mal-humorada com a minha curvatura H, entro no consultório do Doutor Song, amante de música clássica, com registo de nascimento em caracteres mandarins numa qualquer conservatória de Pequim. Olha para a radiografia no quadro luminoso, explica-me pela primeira vez o que ainda nenhum convencional conseguira pôr em conceitos, e receita-me mãos e picadas com a promessa de uma coluna e pilares novos, século XIV, para aí, que é como quem diz, vai espetar-me com as costas à pancada na adolescência. Eu digo sim. E começo as minhas viagens diárias para a cama eléctrica que me aperta e rebola – diz a assistente ucraniana que serve para esticar -, depois dispo as calcinhas, deito-me numa maca confortável com um buraco para enfiar a cara. Se quiser, posso tentar descobrir os segredos da madeira no chão, adivinhar de onde veio e por que machados passou, mas normalmente penso em tudo menos nas origens do que quer que seja. A porta abre-se, eu só oiço a respiração do doutor, que sempre manda umas bazófias em chinês de Portugal, vejo-lhe os sapatos de cabedal preto, oiço a ópera que escolheu para aquela manhã chuvosa ou solarenga, e começo a sentir-lhe as mãos quentes com os ferros gelados a entrar-me no corpo. São sempre 14 agulhas. A última a penetrar-me vai para os artelhos, palavra que deve vir dos bascos, no mínimo dos mínimos. Ali fico vinte minutos com toalhas a servir de tendas aos pauzinhos metálicos que enviam mensagens musculares ao meu cérebro. Para que aja, para que veja, para que resolva. O cérebro, claro. Eu fico estática. Pergunto-me se não há acupunctura para a psique, já que no dia-a-dia fujo tantas vezes a pôr a cabeça a fazer o mesmo em relação a tantas hérnias emocionais que são próprias de quem está vivo. Ao minuto zero, o relógio chama o Doutor Song aos berros, quem aparece é a ucraniana, tira-me da tortura doce, indolor, recebo uma massagem jeitosa. Hoje quem veio bater a massa foi o Dr. Sim Song, e sem lhe dizer absolutamente nada, por apalpação, dizia-me onde me doía agora, e olhem que era noutro sítio, e quase antes de me doer. O oriente é outro mundo. Sim Song, sinto-me bastante melhor! Sábias chinesices a chibar malabarismos lombares!

PS: O Doutor Song acha que me conhece de algum lado. Deve ser daquela vida no século V a.C. em que fui uma melga e ele um camaleão.

13 comentários:

Célia disse...

Está calor, sinto as mãos humidas e frias.
- Pode sentar-se e puxar a manga para cima.
- Mas...
- Naquela cadeira...
- É que...
- Então?
- É melhor deitada...
Pausa contrangedora e paternalista
- Está bem... tem as mãos geladas´, é melhor esperar um pouco na sala, veja se fica mais calma.
Sai, desci as escadas, sai pela porta, subi a rua, respirei de alivio e pensei - 21 anos e a fujir da vacina, devias ter vergonha - mas não tive.
ODEIO AGULHAS!!!

Isabel Freire disse...

taitai eu pensava o mesmo, até há pouco... aquelas são maravilhosas. Descobri que adoro picadas, por isso terei sido eventualmente um mosquito há muitos mil anos.
Bom dia para ti!

péssima disse...

:D
ehehehehehhehe

Olá taitai.
Olá June.
Olá anómimos e anónimas.

Olá mmas e até Domingo.
A minha surpresa para hoje à noite é uma sessão de cocktails (tipo ver experimenta mais).
Hummmmm
Espero que neve mesmo contra as indicações meteorológiacas...

Ahhh e tenho uma big surprise para os meus garotos, depois conto como foi.

Anónimo disse...

Eu tenho a vacina do tetano atrasada desde o dia 11 de fevereiro de 2005 tal é o meu pavor de agulhas, note-se que também fujo sempre que posso as analises de sangue, e aos dentistas p isso lavo os dentes no minimo 6 vezes ao dia(não tou a exagerar).
Também gostava de fazer uma tatu mas enquanto nao iventarem outro método, NEM PENSAR!

Isabel Freire disse...

Zucatuca olá,... eu sirvo de cobaia, se resultar aviso, deixo telefone e morada e peço uma comissão ao Doutro Song por cada mmá que lá aparecer! Não podes cortar dois pisos à casa, assim à navalhada? 9 quilos quer dizer que tem uns 11 meses para aí?
:)

Caiê disse...

Não tenho hérnias, mas desloquei muitos discos há anos atrás e a minha coluna nunca mais foi a mesma. Já fiz muita coisa, mas acupuntura não. Nem me perturbam as agulhas, perturba-me é o tempão que se tem de deixar ficar as ditas...

péssima disse...

Porque será que todas temos qualquer coisa no espinhaço?!
(podia escrever 300 linhas seguidas, mas não me apetece)

Isabel Freire disse...

Caiê... eu eliminei, por exemplo, o tempo em frente à TV. Sou agora uma espécie de vegan informativa (não como audiovisual de trazer por casa durante um tempo). Os 20 minutos das agulhas servem-me para descansar e fazer zero.
b., deixa ver se isto resulta mesmo e aí eu juro que ponho o Dr. Song na boca do mundo - vai chegar à china, a minha admiração.
PSSM, espinhaço de mmá,... acho que isso também pode dar um bom desenho. :) gostei mt das 300 linhas - imagino que estavas a falar de um resumo!!! :)

péssima disse...

Sim, sim, sim, eu também não vejo TV, já lá vão dois anos seguramente. O meu tempo duplicou, por isso me permito não fazer nada durante um dia da semana.

A propósito de agulhas: a minha sobrinha contou-me que o namorado fez uma sessão de acupuntura para deixar de fumar. Fuma muito, perguntei eu. Sim, sim, fuma dois ou três cigarros por dia!!!! (no comments) :)))

O espinhaço dá sempre qualquer coisa VW, mais que não seja umas dores do caraças!
Mas vê as coisas pelo lado positivo, assim tens plena consciência do espinhaço que há em ti.
Resumidamente, claro.

Célia disse...

Olá VW!
Para o espinhaço recomendo uma massagem geotermal, é uma maravilha é dura não 20 min. mas uma hora e meia!!!

Isabel Freire disse...

Olá taitai,...
e onde é que isso se arranja?

Célia disse...

FEELGOOD - CENTROS DE BEM ESTAR! soa bem não é? acho há um sitio na net! ou então no Yasmin Day Spa em Carnaxide (do lado direito após a primeira rotunda, que vem da A5).

péssima disse...

Sim, pois, soa mesmo muito bem...

Yasmin Day Spa (http://www.yasmindayspa.com)
DUCHE VICHY A 4 MÃOS (15 min) 45 euros.