terça-feira, 17 de janeiro de 2006

pérolas

Falta-nos por vezes a capacidade de enaltecer um trabalho bem feito - esta maledicência ontológica de que padecemos faz-nos apenas falar do lado escuro e raramente do lugar ao sol.

Ana Sousa Dias - se excluírmos aquela mistela que passa no canal um ao domigo à noite a jornalista/entrevistadora é uma das mais fantásticas comunicadoras na cena televisiva. Digo isto agora como já me apeteceu dizer-lhe pessoalmente desde há algum tempo atrás. As conversas que tem nas noites de segunda feira no canal dois, as pessoas que por lá trás, são momentos de verdadeiro prazer.
A Ana tem uma característica que nos falta a muitos de nós e que a meu ver é essencial numa entrevista - escutar! esperar e escutar- que é diferente de ficar calado, naturalmente. Ela espera para ouvir o que o seu interlocutor tem para dizer e não põe na boca dele aquilo que ela quer ouvi-lo dizer... porque é o outro que tem algo a dizer, é o outro que é entrevistado e não o entrevistador, ao mesmo tempo que conduz a entrevista com uma suavidade quase inocente.
Prova de fogo: entrevistar José Mattoso - homem de discurso lento e ponderado, calmo, muito calmo. Brilhante entrevista.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não vi!
O programa tem um formato arriscado, porque o sucesso não depende dela, mas do entrevistado. Já vi uns muito bons e outros de uma chatice intragável.

péssima disse...

Concordo, mas comparado com programas similares, o resultado é bem melhor.
O saber ouvir é uma qualidade, sem dúvida, tanto como o saber estar calada.

Isabel Freire disse...

Falar e calar, falar e calar,... ora aí estão antípodas que me fazem sentir com frequência... que meti o pé na poça.
Sou perita em pôr pés nas poças. Curiosamente uma das alcunhas da minha filha é: salta-pocinhas.
A Ana Sousa Dias é uma jornalista bem preparada, que sabe convidar gente com interesse, mas tb lhe saem tiros pela culatra, de vez em quando.
Elementar meu caro watson!

Marts disse...

Recebi este mail e acho que vale a pena espreitar os gorros....
"Meus amigos,
Gostaria de levar ao vosso conhecimento a seguinte situação: Existe uma estilista, de seu nome Ana Madragoa, que se encontra em início de carreira e que eu adoraria ver a alcançar um lugar ao sol!
Tenho razões muito fortes que apoiam este meu desejo:
A Ana é uma lutadora por natureza e tem passado pelas situações mais adversas! No meio da negra tempestade que tem sido a sua vida, surgiu um raio de luz na pessoa do seu filho, criança amorosa e
inteligente, nascida com uma deficiência que não lhe permite andar ou movimentar-se.
Aquilo que para alguns poderia ter sido encarado como uma desgraça, a Ana tomou como uma bênção e tem lutado estoicamente pelo bem-estar e saúde do seu pequenino, o qual já foi submetido a vários tratamentos e cirurgias. Esta Mãe fantástica tem feito tudo ao seu alcance para poder fazer face aos custos que acarreta a situação, nomeadamente, lançou uma linha de gorros giríssimos que podem observar em
http://anamadragoa.blogspot.com
É de louvar o facto de a Ana trabalhar sozinha, sem ninguém para a
ajudar.
Venho assim, apelar para a vossa generosidade e empenho em dar a mão a uma Mulher de grande coragem, preserverança e, acima de tudo, muito, muito amor pelo filho! É comovente ouvi-la falar dele e o orgulho e felicidade com que o faz!
Por favor, divulguem esta situação, vamos ajudar a Ana a dar um futuro melhor ao seu bebé...!
Se pelo menos divulgarem o seu trabalho, já estão a ajudar bastante!
Agradeço muito o tempo q vos tomei, e acho que será concerteza muito bem empregue, OBRIGADA!
VAMOS COMEÇAR BEM 2006!!!!!"

Isabel Freire disse...

Já lá fui ver. São mt bonitos! recomendo e passo palavra.

péssima disse...

: )
sim.