segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Quero tempo

Quero tempo.
Quero tempo para passear, para ir às compras, para vadiar
Quero tempo para abraçar, beijar e brincar
Preciso de tempo para me tratar, para me olhar, para me mostrar
Tens algum tempo para mim?
Arranjo tempo para trabalhar, para cozinhar, para limpar.
Consigo tempo para me lavar, vestir e pentear
Mas queria tempo para me banhar, arranjar e pintar; não o tenho.
Viste algum tempo por aí?
Agarra-o porque se não o quiseres, fico eu com ele.
Posso pedir-te o teu tempo?
Dás-me um poucochinho dele? Uma trinca? Não to devolvo, mas juro que faço dele bom proveito.

Obrigado Mmas pelo vosso tempo.

10 comentários:

Marts disse...

oops..
"faço dele bom proveito"
Help-como se corrige isto?

Marts disse...

Obrigado fada madrinha :)

Isabel Freire disse...

“Um pêssego castanho e espapaçado é retirado do caixote do lixo e colocado em cima da mesa até ficar rosado. Vai-se tornando mais corado, mais rijo, é metido no cesto das compras e levado para a frutaria, colocado na prateleira e, daí, passado para dentro de uma caixa de madeira e devolvido à árvore, toda coberta de flores cor-de-rosa. Neste mundo, o tempo anda para trás.”
“Enquanto as pessoas ficam paradas a pensar, o tempo segue em frente sem olhar para trás.”
(p. 64) in LIGHTMAN, Alan, Os Sonhos de Einstein, Lisboa, Edições Asa, 1997

péssima disse...

Tempo, vai embora
Pega numa ampulheta e baza
Tempo, é fácil
Mete esta gente numa caixa
faz um embrulho mastiga e deita fora
Carro novo, caviar, sonhos de cinco estrelas
Estou a pensar comprar um time de krav maga.

Tempo, volta aqui
Está tudo bem Matador, mantém as raízes longe de mim
Tempo, sê porreiro
Não me troques uma hora por um agradável dia de spa
Estou com fidelidades a instrutores de primeira classe
E penso em aprender a pilotar um sónico.

Tempo, é um crime
Divide parcialmente, mas não toques no meu minuto
Tempo, olha o que dizem de ti
És a raiz para o mal de hoje em dia
Se perguntares pela hora não te surpreendas
Apanhas com o segundo na tola

Huhuh! Estava certo
Sim, estava certo
De certeza que estava certo
Absolutamente certo
Ponteiro rotativo à procura do minuto final
Yeah!
Porque ninguém faz nada?
Eu não sei, estava bêbado na altura
Mas ainda lhe disse, não consegues o dois em um
Perguntei porquê
Disse, gritou:
O amaciador funciona melhor quando separado do shampoo.
Yeah!

Adaptação de carcanhol, fluidos cor-de-rosa

Flores disse...

Todo o tempo é de poesia

Desde a névoa da manhã
à névoa do outro dia.
Desde a quentura do ventre
à frigidez da agonia

Todo o tempo é de poesia

Entre bombas que deflagram.
Corolas que se desdobram.
Corpos que em sangue soçobram.
Vidas qu'a amar se consagram.

Sob a cúpula sombria
das mãos que pedem vingança.
Sob o arco da aliança
da celeste alegoria.

Todo o tempo é de poesia.

Desde a arrumação ao caos
à confusão da harmonia.

António Gedeão

Anónimo disse...

Eu hoje tenho tempo... para ir mudar o óleo ao carro, para tratar da roupa, para ir ao supermercado, para acabar um trabalho que me encomendaram e para fazer aquela arrumação inadiável há mais de um mês. E tenho tempo para vir cá. Bom dia a todas!

Isabel Freire disse...

Eu não tenho tempo para ir ao
centro de saúde buscar uma receita, passar na companhia de seguros para fazer o confessionário, pagar a segurança social do mês passado, fazer algum desporto para pôr a coluna direita, ir ao supermercado, e ainda por cima, fico louca, de manhã, quando vejo o meu companheiro, calmamente, depois de um banho de 30 minutos (os meus são normalmente de 7) passear do quarto para a casa de banho, desta para a cozinha, da última para a sala, fixar os olhos na TV e ficar segundos sem fim a contemplar o infinito enquanto a miúda já está atrasada para entrar na creche, e eu ando em correria de um lado para o outro a apanhar roupa do chão, desimpedir a passagem dos triciclos e pôr os pacotes de leite no frigo, sempre a pensar que tenho imenso trabalho, mais a logística e burocracia doméstica em cima do lombo. Começo logo o dia atrasada (levantei-me às 7h00, ainda a luz era pouca), em correria e mal disposta.
Estou mesmo insuportável!
:)
Queria dizer aqui, publicamente, que aquela ideia de as mulheres levarem horas a arranjarem-se me parece pouco realista. Concordo contigo MMDN. Uma trinquinha de tempo, sff!
Estes segudos que perdi agora são da exclusiva responsabilidade desta mmá. O meu tempo de antena!

Anónimo disse...

E tens todo o direito a ele! Tu e os teus, que quando se desabafa, a fúria fica mais calminha...
Mas é... acho que todas nós reconhecemos um início de dia assim... Mas como é que isto nos foi acontecer? Expliquem-me!

e se dizemos alguma coisa, ficam a olhar para nós com aquela cara "mas o que é que esta louca quer?!" Enfim... há que ter estratégia, senão estamos bem tramadas.

depois há aquela desculpa do pensar com os dois lados do cérebro ao mesmo tempo. eu já ouvi essa: "pois, mas tu trabalhas com os dois lados do cérebro ao mesmo tempo, é natural que consigas fazer muita coisa ao mesmo tempo". Incroiable!

péssima disse...

Sem me dar conta, pelo menos de forma consciente, implementei a ‘não televisão’ cá em casa. Substituímos a imagem em movimento pelos brinquedos tradicionais e leituras. Agora, a alguma distância, consigo perceber que roubei algum tempo aos anúncios de 20 minutos. Já não há o “deixa-me só acabar de ver estes desenhos animados”, “calem-se que quero ver as notícias”, “agora quero ver o filme”, e dizeres parecidos.
E é engraçado dar-me conta que quando acordo, sempre mais tarde que os meus filhos, eles estão sossegados a brincar, ou a desenhar, ou até, imagine-se, a fazer trabalhos de escola, com a televisão desligada. Quanto a mim… uso a televisão como comprimidos de sono, sempre tarde e a más horas.
É, agora que penso, a televisão rouba-nos muito tempo, a nós mães, e aos filhos principalmente. Mas há excepções: o SpongeBob, intervalado com duas histórias porreiras sobre um extraterrestre que insiste em educar um ser terrestre (feitos em plasticina), um bonequinho que sobrevive a situações incríveis provocadas pelo desenhador (a preto e branco) e o Ren & Stimpy (sempre a seguir ao jantar, antes de se deitarem).
Pode não ter nada a ver uma coisa com outra, mas acreditem que o meu tempo cresceu como bolo em forno.

péssima disse...

: )
mas conheço bem esses pânicos matinais, essas inoperâncias masculinas, essas desculpas de duplo processador mental.