segunda-feira, 26 de junho de 2006

Doutores há muitos

Segunda-feira. Trabalho. Preciso de falar com o presidente de uma instituição. A telefonista atende, com aquela voz fundo-de-garrafa que só as telefonistas conseguem ter:
- Bom dia, instituição X...
- Bom dia, fala Z, gostaria de falar com Y. Resposta seca, do outro lado, em tom de repreensão:
- DOU-TOR Y.
E, sem mais conversa, passa a chamada para a secretária de Y.

- Bom dia!
- Bom dia, daqui fala Z, gostaria de falar com Y. O assunto é ABC.
- Assim sendo é melhor falar com a Dra. XPTO, a assessora do Dr. Y.

...

- Dra. Z? A Dra. XPTO tem a linha ocupada. Queira deixar contacto que mal a Dra. XPTO desligue eu volto a ligar à Dra. Z.

...

- Dra. Z? Vou então passar à Dra. XPTO, por favor não desligue Dra.

- XPTO? Olá, daqui fala a Z e gostaria de falar com Y.

8 comentários:

Isabel Freire disse...

Não foi a Câmara Municipal de Lisboa, ou foi? É o meu record. Andei de mão em mão durante muitos minutos: 9 doutores e doutoras, mais suas secretárias e secretários, sem conseguir resolver o problema. Ainda hoje quando tenho que marcar o número respiro fudo, ponho um copo de água com açucar sobre a mesa, e tento não fazer justiça com as próprias mãos, às mãos do primeiro que me atender o telefone.

Célia disse...

Muito e muito obrigado Dra. Z, a Dra. não sabe o bem que me fez este post! Sabe Dra. é que eu trabalho num hospital Dra., e aqui há tantos Drs. que a Dra. não faz ideia!

Mimi disse...

Gente muuuuuuito importante. nuetros hermanos aqui ao lado resolvem o assunto tratando toda a gente por tu. Sou muito espanhola nisso.

Mas o prémio do ridículo vai para o meu banco, que resolveu enviar-me uma caderneta de cheques com Dra. apesar de eu ter preenchido as papeladas todas sem escrever dra. em lado nenhum!!! Mais: quanda a tipa me fez notar que eu não tinha posto a cruz no dra., para que constasse nos cartões, eu disse-lhe com todas as letras que não queria dra. em lado nenhum.
quando fui lá reclamar (porque me sinto obviamente ridícula a passar cheques com o dra.), dizem-me que "acharam" (sic) que eu queria.
Mas acharam porquê? - pergunto, incrédula.
Resposta: "porque normalmente é ao contrário" - toda a gente quer ter o dr. nos cheques e nos cartões, mesmo qd não o são.
Eu acho é que o banco quer ter imensos clientes drs. Deve ficar-lhes bem, sei lá!

E, Taitai, se calhar a minha irritação com os drs. vem mesmo do ambiente onde trabalhas. Conheço bem isso - o meu pai era médico e aquela irritante reverência dr. para cá dr. para lá sempre me deu vómitos. que coisa patética!

Célia disse...

No serviço onde trabalho, não só existe a tal reverância de que falas como também existe a ainda mais irritante suposição de que todos os homens são médicos e todas as mulheres enfermeiras.
Quando me identifico junto de um doente, habitualmente para dar alguma explicação sobre os exames, acabo por ouvir um - muito obrigado sra. enfermeira.

Célia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
mai xinti disse...

já tou farta de rir com tantos soutores!!! aqui na minha labuta acrescem os srs engenheiros e sras engenheiras... apenas por divertimento aqui com os colegas juristas acrescentamos os cargos e daí haver muito "senhor engenheiro administrador", "senhora engenheira directora"..... Felizmente que aqui nos começamos a habituar a essa saudável prática espanhola!

Isabel Freire disse...

Há uns anos, numa loja de roupa em segunda mão, num bairro muito fashion de Berlim, paguei os dois trapos que me seduziram com o cartão multibanco. O tipo que atendia os clientes, muito simpático, quando pegou na 'targeta' perguntou-se um tanto espantado, se era Doutora... e de quê? Eu nunca me tinha apercebido sequer do Dr na porcaria do quadrado de plástico e percebi o espanto. Julgava o rapaz que eu era Doctor de doutoramento e eu tive de lhe explicar a vergonhosa lei do mais licenciado português. Com o episódio ele ficou a perceber um monte de coisas sobre um país que nunca tinha visitado. E eu fiquei a perceber que fazia parte do sistema.

péssima disse...

Olá, olá senhoras doutoras!
:)

isto é: Drasmmas (para ler d´ramas... dramático não é?)