quinta-feira, 29 de junho de 2006

Foi bonita a festa, pá!

E hoje foi a minha vez de ser presenteada com a magnífica festa de fim d'ano da escola das minhas filhas. Como no ano passado perdi a primeira parte, desta vez cheguei cedo. Já lá estavam pais aos magotes e eu, em dia absolutamente anti-social, resolvi enfiar cara, olhos e nariz nas páginas de um livro que tinha na carteira. Foi uma óptima solução, porque me safei da estúpida conversa de circunstância que me rodeava. Os pais, principalmente quando estão todos juntos e em situações desconfortáveis, conseguem ser patéticos.

Vinte minutos depois da hora marcada, não havia mais páginas para ler e fui obrigada a voltar ao planeta Terra. Foi quando reparei que a minha mãe tinha entretanto chegado, munida de máquina fotográfica. Ali estava ela, encostada a uma parede, silenciosa. Achei sensato não me ter interrompido a leitura. E estranho, porque a minha mãe é tudo menos sensata. Ora, a partir do momento em que a vi e lhe disse um "ah, olá, não reparei que estavas aí", a sexagenária criatura dispara, projectando a voz, como se estivesse a dar aulas: "boas notícias! temos cunha para as miúdas entrarem na escola X". Ok. Esta mãe eu já reconheço. Respondo-lhe um "óptimo, mas talvez fosse melhor falarmos disso noutra altura". A resposta surge, no entanto, rápida: "é uma cunha óptima, nem imaginas, blá, blá". Claro que a assistência que eu tinha conseguido ardilosamente evitar até então, directora da escola incluída, estava agora interessadíssima na nossa conversa, dado que não havia espectáculo nenhum em palco.

Felizmente fui salva pela professora de ballet, que apareceu para anunciar o primeiro número. E lá entraram as meninas, todas muito bonitas e, claro, foi muito divertido, porque uma surpreendente Eva resolveu subverter a coreografia, posicionando-se de rabo para a audiência. A Eva gostou do burburinho e da risota que gerou e resolveu aparvalhar completamente, tornando tudo aquilo muito mais interessante. A minha filha mais velha, que gosta é de palcos, levou a sério o seu papel, e dançou tudo direitinho, charmosa e sorridente. O que nunca tinha visto na vida era dançar ballet ao som do "tenho uma boneca assim, assim", mas tudo bem. Quando eu fazia ballet era mais Tchaikovsky...

(entretanto chega o pai, saído ileso de uma terrível batalha contra o tempo e o trânsito)

Nova pausa e entram agora todos os meninos e meninas, com a minha cria mais nova de trombas cerradas, testa franzida e a olhar para os pés. Aposto que queria ter um livro à mão para se esconder.
Mas esta prestação tenho que elogiar. Eles vinham vestidos de gotas de água e apresentaram um belíssimo e politicamente correcto número sobre a importância de poupar o precioso líquido. Foi bonito, pá! Estiveram todos muito bem e nenhum se enganou nas deixas.
Depois, os meninos e meninas tiveram um ataque de riso, que me fez lembrar aqueles ataques de riso incontroláveis que acabavam com um RUA! Gostei muito desta parte, embora desconfie que não estivesse no alinhamento.

A seguir entrou a professora de inglês, que repetiu o número da última festa! Escândalo! Ainda por cima os putos ainda não aprenderam nada - era vê-los a saltar quando a canção dizia sit down ou a tocar no nariz quando se ouvia touch your head.

Seguiu-se um medley e respectiva coreografia e, finalmente, a entrega de diplomas (!) aos 3 meninos que vão para a escola primária. Muitas palmas, muitas fotografias, putos entregues aos pais e somos todos conduzidos à sala onde nos esperava um lanche. A minha filha mais velha agarrou-se aos croquetes e a mais nova aos rebuçados. E eu escapuli-me com arte, dado que tinha MESMO que ir trabalhar...

3 comentários:

péssima disse...

ó pá, mas que sorte a tua hein?!
:)))

Anónimo disse...

Parabens Mimi!!Aproveita enquanto dura...
O que não há dúvida é que tenhamos lá os aninhos que temos, mais ou menos modernaças ou conservadoras, alternativas ou generalas, a verdadinha é que as habilidades das nossas crias sempre nos deixam a mesma baba a escorrer de puro êxtase..."eu pari aquilo!!".
Enfim, bem melhor do que a festa traumatizante da tadinha da Péssima...
A mim, as minhas crias só já me dão baile.mas, fazem-me muitas festas, of course!

Mimi disse...

bem, patch... eu ando admirada com as tuas capacidades divinatórias... És a Patch, certo?

b: por acaso, a ver a MB e restantes meninas a dançar, interroguei-me sobre o facto do fato da MB parecer cinzento ao pé dos outros tão cor-de-rosa! Definitivamente, não sou uma fada do lar! iupi!!!