sábado, 13 de maio de 2006

Radio Ma Ma

Diz-se que a rádio faz companhia. Eu sou completamente viciada em rádio e é esta a companhia que elejo para tornar menos chatas as tarefas domésticas. Cozinho, passo a ferro, estendo roupa, limpo, arrumo, sempre com a rádio ligada. Até às refeições a nossa companhia é a rádio. Tenho vários aparelhos ligados pela casa, normalmente em estações diferentes. O nosso jantar é embalado pelo jazz de José Duarte na Antena 2. Já o pequeno-almoço costuma ter por banda sonora o ritmo frenético da TSF.

Esta manhã, depois de uma saída à rua que se saldou numa sangrenta queda da ML, fui até à cozinha atacar as tarefas domésticas. A TSF está a passar uma reportagem que vou ouvindo distraidamente, enquanto descasco maçãs, estendo e arrumo roupa e ponho várias maquinetas a funcionar. Depois sento-me na mesa da cozinha a comer os restos das torradas que as crianças rejeitaram ao pequeno-almoço. Eu gosto das côdeas que elas não comem com queijo de S. Jorge.

É então que presto mais atenção à reportagem que passa na rádio. Fala uma mãe de um miúdo autista. Diz ela que os pais deveriam encontrar-se nos parques infantis - pais de filhos com e sem deficiências. E acrescenta: "no último sábado de cada mês, por exemplo". O argumento é simples: se todos os pais levam os filhos aos parques, por que não combinar encontrarem-se para trocar umas ideias? Lembro-me dos argumentos da VW, que um dia li na Grande Reportagem e que me trouxeram às MMAS. Ela, que estava cansada de engatar mães em parques infantis, engatou-me logo ali nas páginas da revista.
Continuo a ouvir esta mãe. Diz que são "coisas simples", mas que "o que custa é fazer o convite". "E se ninguém aparece?" - interroga-se.

É esta a magia da rádio - tão capaz de nos tirar do marasmo e de nos salvar da estupidificação mesmo enquanto executamos tarefas menores. A rádio deixa-nos estender a roupa e depois faz-nos companhia enquanto ratamos a côdea de pão. Está sempre lá e não reclama quando nos ausentamos. A rádio, como as MMAS, põe-nos em contacto.

A piada das MMAS é que nenhuma de nós tem falta de amigos. Todas temos vida própria. Então, para quê aparecer aos Domingos na Casa dos Dias da Água? É que as MMAS são assim um bocadinho como a rádio - companhia extra, sem cobranças de espécie nenhuma.

5 comentários:

Mimi disse...

Enviei um e-mail para a TSF, a ver se eles dão o nosso contacto a esta mãe!

péssima disse...

: )
Fixe!

BlueAngel aka LN disse...

Foi precisamente por ser viciada em rádio que vos conheci. Bendita hora! Gostei de vos ouvir e gosto de vos ler.

Mimi disse...

:)

Mimi disse...

ena pá! acabei de ter uma ideia GENIAL!