quinta-feira, 2 de março de 2006

Tempo Zero


Há uma maioridade de anos vi esta foto, pela primeira vez, na antiga Revista d' "O Expresso". Longe dos meus 15 ou 16 anos o espanto de hoje é quase também ele O Primeiro - tal como Lyotard nos ensina a conservar.
Revi hoje a foto, no jornal "Público", a propósito de um estudo sobre reprodução sexual (publicado na revista "Nature"), comentado por um biólogo português, da Universidade de Houston, E.U.A.
Qual discussão do ovo e da galinha, a imagem deste momento é a mais fantástica! Viva os mamíferos! Que me desculpem os galináceos.
Depois de ultrapassar o espanto do milagre reprodutor e da própria tecnologia que nos revela estes mistérios, vêm as conclusões de que numa população assexuada composta inteiramente por fêmeas a taxa de reprodução, per capita, duplica em relação à da sexuada composta por machos e fêmeas.
Como quantidade nunca foi sinónimo de qualidade, diz o senso comum, os biólogos também comprovam que a reprodução sexuada favorece uma maior robustez genética.
Mais ou menos robusto, faço aqui o elogio ao Sexo! À procriação! À Maternidade! Mas também à coragem de decidir sobre tudo isto e inverter as regras da natureza!

8 comentários:

Mimi disse...

retenho de memória desse artigo lido esta manhã qualquer coisa como "o sexo é uma forma de limpar o genoma"...
é sempre bom saber - assim há duplo prazer.

putafina disse...

Limpa-se a alma e o genoma... É só vantagens!
E ainda há o conselho dos médicos a dizer que é bom praticá-lo, o sexo (menos para os cardíacos, apesar de ser uma bela maneira de morrer!).
O da esteticista: 'diz' que faz bem à celulite (que é o mm que dizer que a combate).
É bom para as insónias, é bom para a pele... deixa ver que mais...
E é até bom para fazer nascer os bebés... Não só gerá-los, mas trazê-los para o nosso lado.
Lembro-me de na altura de ter o meu primeiro filho, o obstetra aconselhar-nos a ter relações sexuais porque o sémen tem uma propriedade que desencadeia o processo. Já não me lembro qual... Por acaso o parto teve que ser provocado, não por falta de esforço nosso, mas pela pré-eclampsia.

péssima disse...

É bom, ponto. Apesar do cansaço diário o remeter para um 20ª plano...
Raios partam as prioridades!

Mimi disse...

eh lá... e esse obstreta especificou com quem deverias praticar?

putafina disse...

Acho que podia ser com qualquer um...
Como as minhas hormonas ficam nesse período de graça, até poderia ser com ele... o obstetra!
Não me teria importado... Ai se vocês o conhecessem!
Mas assumi que deveria ser com o pai, do meu filho, claro!
Até porque ele estava lá e depois cobrou-me a profilaxia!

putafina disse...

A minha vida deu umas voltas entretanto e só voltei a vê-lo há cerca de 10 meses!
O charme dos 40 perdeu-se nos 50!
É uma pena...
Mas a voz profunda está lá.
E a voz certa no sítio certo pode fazer maravilhas.
Por exemplo, se o Sean Connery me segredasse ao ouvido aos 100 anos de idade (já deve estar perto!) eu derramava-me toda no chão...
Bem, PTFN, isto não deveria ser nada bonito de se ver...

putafina disse...

Ao ler com mais cuidado reparei que escreveste obstreta...
Duvidas que a coisa funcione ou foi mera coincidência?
Na boa... isto de podermos ser mal interpretadas!!!

Mimi disse...

queca geriátrica, PTFN? Tarada! A PJ ainda te põe dentro e lá se vai o sol algarvio...