segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

MMÁS montam touros mecânicos em Lisboa

Já passava da uma da manhã e as imagens não paravam de correr aceleradas à minha frente.
Mais uma sessão das mmás numa sala que nunca vi, mas que imagino ser digna de cenário de um filme!
Quantas seriam? Que terão feito, aquelas malucas? Teriam as crias com elas?
Confesso que foram mais que muitas as situações em que vos coloquei, sem pedir autorização para tal liberdade, bem sei! Mas a nossa mente é mesmo assim, sem amarras! Valha-nos isso.
Para quem lá esteve esta curiosidade não existe, mas ser MMÁ à distância leva-nos por estes caminhos.
Confesso que a primeira imagem que me veio à cabeça foi vê-las, de rolos na cabeça, montadas em touros mecânicos gigantescos! Alucinante!!!
Depois ocorreu-me algo mais pacífico, mas menos realista, apesar de tudo. Mas era bonito!
Num tom sépia, vocês tinham vestidos às florzinhas, algumas cornucópias, à semelhança da Imagem das MMÁS. Sentavam-se muito alinhadinhas nas secretárias, como na escola primária, a olhar para não sei quem, que estaria à vossa frente, a dizer não sei o quê.
Depois, espreitei para debaixo das mesas e vi que as criancinhas, as vossas, estavam todas lá.
Aí, o cenário mudou mais uma vez e quando subi o olhar para vocês, já tinham um arzinho mais actual, algo esgroviado! Já andavam de um lado para outro e ninguém conseguia seguir uma conversa porque havia sempre um catraio a puxar a mamã!
Para alimentar falsos cenários ou para limpar o vosso bom (?) nome, segue o desafio para um relato da tarde de ontem. Who´s first?

12 comentários:

Isabel Freire disse...

Eu confesso que saí de lá pior do que entrei. A raposa tinha vontade de tudo, menos de ali estar, puxou-me a camisola 700 vezes, repetiu 1.400 que a mãe era dela, rabujou que se fartou e eu mal consegui trocar uma frase com alguém. Acho que eu estava tão alienada quanto ela! Acho que precisavamos as duas de ar fresco. Um passeio na praia, provavelmente. Faz parte, parece-me!

putafina disse...

Não te esqueças que ela não teve a muti dela durante uma semana! Agora só quer... Prepara-te... SUGAARR-TEEEE!! Não podes condená-la! Não adies o passeio pela praia, se o tempo deixar.
Força!

Mimi disse...

acertaste à terceira, putafina. e a VW acrescentou o resto - a VW não estava nos seus dias, assim muito ausente e cansada.
eu cheguei tarde, vinda do trabalho. as mmas estavam sentadas em círculo no chão, ignorando olimpicamente o DJ de serviço. o meu relato começa às 17h00.

As crias andavam por ali, meninas para um lado e meninos para outro. Um dos rapazes disse, ao ver entrar a minha filha mais velha "oh não! outra vez????". Na última sessão a MB não gostou dos rapazes (achou-os chatos), desta vez ficou intrigada com o comentário do puto. À saída matraqueou-me, como é seu hábito: aquele miúdo não gosta de mim? Porquê? E porque é que ele disse oh não outra vez? Não nos quer lá?
mas eu gosto desta casa. Mora gente nesta casa? Esta casa é de todos, não é?

Havia dois maridos presentes, muito bem-vindos, pacíficos e úteis - foram distraindo as crianças, com a ajuda de umas bolas e de umas folhas de papel e canetas. As meninas pareceram preferir o meu, os meninos o da Péssima.

Excepto uma menina: a raposa, que só queria a MÃÃÃÃÃIIIIMMMM, MÃÃÃÃÃÃIIIIM!!!

Nós queríamos a mãe, mas a mãe não quis nada connosco - acho que queria mesmo o passeio na praia. Está no seu direito. As mmas não são invejosas.

Demos duas de treta e fumámos uns cigarros à varanda. Vimos os desenhos das crianças, que lá nos vinham mostrar e explicar quem era quem. A WW não percebeu que 4 bolas com pintas e traços muito longos são uma família inteira: pai, mãe, filhas, cada um no seu lugar. Outra mma ficou a conhecer a praga dos sacos com doces nas festas d'anos.

Fomo-nos conhecendo melhor. Cartazes e palavras de ordem ficaram para outra ocasião. Falou-se ainda por alto na constituição de uma assossiação e dos prós e contras de ter um espaço próprio.

Last, but nos least, anda a combinar-se uma sessão sem crias, com copos e saída.

Algumas mmas saíram apressadas. Eu fui ao café de baixo comer uma tarde de maçã deliciosa. A WW ficou invejosa e também comeu uma, enquanto esperava pelo marido que até andou na mesma faculdade que eu. As minhas filhas ficaram invejosas do lanche da Sofia e comeram o farto farnel preparado pela mãe da Sofia. Já te estou a dever dois lanches, WW. Juro que da próxima levo bananas.

VW - põe-te fina. Putafina: e se aparecesses um dia?

péssima disse...

AH!
Mas quem comeu a primeira fatia de tarte fui eu… ainda estava quente e tudo!

Realmente o rapaz da música não se conseguiu impor, maldade a nossa, confesso que só dei por ele quando chegou e quando saiu. Será que se fosse mais trintão lhe teríamos dado a devida atenção?
Tudo precisa do seu tempo de maturação, para já é tempo de crias, a pouco e pouco dar-se-á a libertação das mães.
Para já podemos ir compensando com as tais saídas nocturnas: jantar e espectáculo, seja ele de que género for.

putafina disse...

Obrigado pelo exercício de memória desse dia d´água!
Quanto ao convite, de ser uma MMÁ mais PRESENTE, tenho a certeza que há-de acontecer. Até lá, serei MMÁ à distância!
Fica também aqui registada a minha vontade de partilhar uma tarde dessas, com lanche!!!
O que vos posso oferecer é um baby-sitter 5 estrelas! "Me aguarrdemmm!"

Mimi disse...

assossiação?
assessível?
que mente sinuosa a minha...

putafina disse...

Deixa lá, no outro dia também me "pricipitei". Nada que um copo e um "apiritivo" não disfarce!

Mimi disse...

herrar é umano?

Mimi disse...

ups... pode ter sido outra mma. ainda vos confundo um bocadinho. e acho que o puto que disse "oh não!" não era da Péssima. Ou era?

péssima disse...

Não, de facto não era o meu piolho.
: )

Isabel Freire disse...

uau... é extraordinário o que se passou... (ao meu lado)!
Vocês são incríveis!

Marts disse...

Quem interpetou o desenho de família como 4 balões coloridos fui eu. Mil desculpas pela liberdade de interpretação :), mas desconfio que é atributo de obra de arte poder permitir a subjectividade e significações diversas conforme o sujeito que a analisa (eh!eh). Também fui eu quem manifestou desconhecimento perante os saquinhos das festas de aniversário das escolinhas. Assim fico apresentada Mimi? Bejinhos às princesas artistas.