quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Picture of you - Lembras-te querida?


(...) Virarás a camisa de flanela das avessas para o direito, finalmente, para dar de mamar pela abertura. Caminharás ao final de 4 horas, de pernas arqueadas, lentamente, atenta às quebras de tensão. Não dormirás plenamente. Pedirás gelo para refrescar o teu sexo dorido, cosido, sangrento, orgulhoso, vezes sem conta. Sentirás carinho pelas manchas vermelhas na tua camisa, a prova dos cornos que agarraste com gana. Trocarás a camisa de flanela florida por uma tua, depois de um banho que te limpa a memória. Amarás a tua filha sempre que a olhares, quando não a olhares, quando a olharem, quando te olhar. Sentarás, mesmo que te doa horrores e te pareça que te rasgas. Sofrerás quando deres de mamar. Comerás todas as refeições à mesa, apressada porque tens a filha no berço, sozinha, ainda com vitalidade de útero, sem saber que vive já fora dele. E só sairás quando o médico quiser, não adianta planear fugas, subornar enfermeiras, assumir altas, esbracejar, chorar, enfurecer, implorar.

A autora da fotografia é Rineke Dijkstra, holandesa.

16 comentários:

Isabel Freire disse...

Caras mmás, desculpem lá qualquer coisinha. Acho que esta fase heavy metal me vai passar em breve.
:)

Isabel Freire disse...

Hoje tentei falar com uma amiga espanhola que acabou de ter uma filha. Já estava em casa, a recuperar. A conversa foi breve, do outro lado entrava aquele choro imberbe, mas esganiçado. Lembrei-me de tudo outra vez!
It's a kind of magic, magic! And Mercury!

péssima disse...

E com isto lembrei-me de reclamar, aqui, aqueles pensos higiénicos enormes e desconfortáveis, mas seguramente compreendidos nos cortes orçamentais hospitalares, com que acordamos, ou damos por nós.
Eu via as outras a entrar para a sala de espera e, tirando uma que praticava a respiração do cãozinho e eu invejava, não me recordo de mais nenhuma. E das que saiam… não sei, acho que a partir do momento que pari tornei-me mais egoísta. Todas estavam lá com os seus filhos e filhas iguais aos meus, com os mesmos sentimentos que eu, mas só me lembro dos meus, era como que se tudo o resto fizesse parte de um cenário. Na realidade ainda hoje o resto do mundo faz parte de um cenário de um teatro onde eles (os meus filhos) são os actores principais. Existo para eles, por eles, com eles (tirando o meu dia de folga, claro).
: )

péssima disse...

Bem, os filhos são a única forma de amor incondicional em que acredito.

Isabel Freire disse...

WW, Esta senhora fotógrafa é muito interessante. Há por aí na net muita coisa sobre ela. Aqui vai um link
http://www.guggenheim.org/exhibitions/past_exhibitions/moving_pictures/highlights_11a.html

péssima disse...

Aquela coisa lá mais para baixo, o chat room, é para ver se tem piada. Se não resultar bota-se fora!

péssima disse...

ahahahahahha
desculpem lá qualquer coisinha digo eu, agora!
tenho andado por aqui à procura de coisas simples tipo: como se coloca um video no blog e essas coisitas. Nada de video mas oh! maravilha um script para ouvirmos umas músicas. Lampeira fui logo ouvir... não é que me sai, dentro da categoria rock, uma música com o título "i'm not in love" em jeito de flauta de pan com misturas polifónicas e aquele revibrar final tipo anúncio " CÁTARRANJO... TUDO PARA O SEU AUTOMÓVEL el el el el uôummmmg"?!?

Por hoje desisto da procura, vou ficar a ouvir as outras músicas, só eu, para mim mesma!!!!
: )

péssima disse...

Pois é, o calendário está baralhado. Prometo encontrar outro. É que os que tenho visto são com peixinhos, bonequinhos, saltaricos, flores, rebuçados...
E com tanta oferta estou bastante indecisa - será que se deve colocar o da moldura cor-de-rosa com motivos foxtrot, ou o dos motivos medievais?
Brevemente teremos um VOTA-TU aqui, no seu blog do costume!

péssima disse...

E como ninguém me responde (pergunto-me se será da hora) vou embora, pronto.

Mimi disse...

e ao segundo parto, levarás os teus próprios pensos higiénicos. chularás no entanto as fraldas da maternidade até que se recusem a dar-te mais uma. tomarás banho quando bem entenderes. e perseguirás o médico até que te dê alta.

Mimi disse...

péssima: não se encontra aí uma aplicação que apite de cada vez que a VW pedir desculpa?

Mimi disse...

Péssima: quando se clica no chat sai-se no blog. Não sei como fazem os da Funda São, mas têm um chat "live" sem sair do blog. Vê lá na barra à direita em http://afundasao.blogspot.com/

Mimi disse...

sai-se DO blog

péssima disse...

faz um refresh
já lá está, é bem mais simpático

Isabel Freire disse...

MM e PSSM, essa aplicação não se pode aplicar igualmente fora do Blog às minhas parolices diárias?
:)

Anónimo disse...

Mesmo há dias estava a comentar com alguém de como o tempo passa depressa, mas a memória fica como se tivesse sido hoje.A olhar para o meu filho com dois anos pensei« Ainda ontem nasceste e já estás tão grande». A foto poderia ser eu ao colo com o meu bébé.
As cuequinhas é que davam jeito,apesar do desconforto ser total,tudo descartável.Ainda tenho algumas lá em casa.Memórias que nunca esquecerei...